Indonésia. Mau tempo fez 79 mortos desde o fim-de-semana

O balanço de mortos nas inundações que desde o fim-de-semana afectam a província da Papua, no extremo leste da Indonésia, subiu esta segunda-feira para as 79 vítimas mortais, mas há ainda 43 pessoas desaparecidas, anunciaram as autoridades indonésias.

O secretário de Agência de Gestão de Desastres na província de Irian Jaya, Aditya Wisnu, disse ainda que foram contabilizados ainda 79 feridos, 38 em estado grave e 41 com ferimentos ligeiros.

Wisnu adiantou ainda que há mais de 4.700 pessoas deslocadas no distrito de Sentani, onde fortes chuvas que duraram sete horas causaram enchentes.

Uma tromba de água inundou parte da cidade de Sentani, localizada no sopé das montanhas Cycloop, e arrastou na sua passagem veículos, troncos e outros materiais que atingiram edifícios e outras estruturas: “Não conseguimos chegar a algumas áreas afectadas porque as estradas principais estão bloqueadas por árvores e lama”, disse Wisnu por telefone à agência de notícias espanhola EFE.

Wisnu acrescentou que os esforços de busca e salvamento continuarão pelo menos até 30 de Março e que o número de mortes deverá continuar a subir.

Pelo menos 11.725 famílias foram afectadas e a maioria dos deslocados estão em vários abrigos na cidade de Sentani, de acordo com o porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres, Sutopo Purwo Nugroho, num comunicado.

O autarca do município de Jayapura, cuja capital é Sentani, estabeleceu serviços médicos complementares e cozinhas públicas para atender a emergência humanitária após o desastre.

As imagens divulgadas por Sutopo mostram a força da corrente das águas que atravessaram a cidade e as inundações subsequentes, em que a água atingia a cintura dos moradores.

A parte ocidental da ilha da Nova Guiné, onde está a província de Irian Jaya, pertence à Indonésia e é um território rico em recursos naturais, mas subdesenvolvido, enquanto a parte oriental pertence à República da Papua Nova Guiné.

Inundações e deslizamentos de terra afectam a Indonésia todos os anos durante a estação chuvosa, cujo pico ocorre entre Dezembro e Fevereiro.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.