Filho de Hu sabe nadar. Hu Haifeng é o novo chefe do PCC em Xian

Hu Haifeng, filho do  antigo Presidente da República Popular da China, Hu Jintao, vai ser o novo secretário do Partido Comunista (PCC) na cidade de Xian, capital da província de Shaanxi, no centro do país, informou esta segunda-feira o jornal South China Morning Post.

Hu, de 47 anos, vai ocupar uma posição com estatuto vice-ministerial, depois de ter sido o responsável do PCC na cidade de Lishui, província de Zhejiang, no leste da China, adianta o diário em língua inglesa da antiga colónia britânica.

O filho do ex-presidente chinês assume o cargo mais importante em Xian depois de as autoridades locais terem desrespeitado “ordens directas” do presidente chinês, Xi Jinping, para demolirem casas ilegais numa reserva natural na montanha de Qinling.

Tratou-se de um “escândalo político” simbólico, já que Xi Jinping é visto como o mais forte líder da República Popular da China desde Mao Zedong, o fundador da República Popular.

A nomeação de Hu visa “estabilizar” a governação do Partido Comunista Chinês na cidade e servir como “primeiro grande teste” na sua carreira política, de acordo com o jornal.

O analista político Zhang Lifan, citado pelo SCMP, considera ainda que a promoção de Hu é “um gesto de Xi para apaziguar partidários” do ex-Presidente, numa altura em que “enfrenta grandes desafios, dentro e fora da China”, face ao abrandamento económico e crescente hostilidade dos Estados Unidos da América.

Desde que ascendeu ao poder, em 2013, Xi Jinping tornou-se o núcleo da política chinesa, desmantelando o sistema de “liderança colectiv” cimentado pelos líderes chineses desde finais da década de 1970.

Licenciado em Ciência da Computação pela Universidade Jiaotong, em Pequim, Hu Haifeng iniciou-se na política em 2013, depois de deixar a presidência da empresa estatal Nuctech, em 2008: “Inicialmente, (Hu) Haifeng não estava muito feliz com a ideia de entrar para a política. Mas o partido chamou-o porque o Governo central precisava de recrutar jovens nascidos nos anos 70”, explicou uma fonte anônima, citada pelo South China Morning Post.

Descrito como uma “pessoa fechada” e de “baixo perfil” – características também associadas ao seu pai -, Hu Haifeng passou a ser conhecido no estrangeiro em 2009, quando a Nuctech foi acusada de pagar o equivalente a mais de 11 milhões de euros em subornos para obter um contrato na Namíbia.

O caso foi censurado na República Popular da China, evitando assim manchar a imagem do filho do então Presidente.

Com cerca de 12 milhões de habitantes, Xian é o centro económico do noroeste da República Popular da China.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.