Indonésia. Papa Francisco oferece cem mil dólares para apoio às vítimas

O montante deverá ser dividido pelas pessoas e pelos territórios que foram afectados pelo maremoto que na semana passada afectou a província de Sulawesi Central. A divisão do dinheiro deverá ser feita em colaboração com a nunciatura apostólica na Indonésia.

O papa Francisco doou 100 mil dólares – qualquer coisa como 87 mil euros – para ajudar a população afectada pelo sismo e tsunami que na sexta-feira atingiram a ilha de Sulawesi, na Indonésia. Os desastres naturais causaram mais de 1.400 mortos.

Com esta doação, o papa quer nesta primeira fase dar “uma imediata expressão do seu sentimento espiritual de proximidade paterna e de ânimo” às pessoas afectadas, de acordo com um comunicado do dicastério – o equivalente a um Ministério – do Desenvolvimento Humano Integral.

“A soma será dividida para ajudar as pessoas e territórios maioritariamente afectados com a colaboração da nunciatura apostólica (na Indonésia)”, acrescentou o comunicado.

O número de vítimas mortais do terramoto seguido de um tsunami na província de Sulawesi Central, na Indonésia, aumentou para 1.424 anunciou esta quarta-feira o porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres.

O terramoto de magnitude 7,5 e o tsunami que se registou posteriormente atingiram a costa da ilha de Sulawesi na passada sexta-feira.

O último balanço oficial provisório, divulgado esta quinta-feira, indicava 1.407 mortos confirmados. De acordo com o Gabinete de Coordenação de Assuntos Humanitários das Nações Unidas mais de 200 mil pessoas, entre as quais milhares de crianças, necessitam de ajuda urgente.

As estimativas oficiais indicam também que 66 mil residências e edifícios foram destruídos.

Entretanto, o aeroporto de Palu, afetado pelo terramoto de sexta-feira reabriu hoje ao tráfego aéreo militar.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.