Pequim chama embaixador norte-americano depois de anúncio de sanções

Em causa estão as sanções impostas por Washington a um departamento do Exército chinês e ao seu director, Li Shangfu, por terem adquiridos a uma empresa de armas russa. A decisão suscitou a ira das autoridades chinesas, que defendem que as sanções afectam as relações entre os dois países.

O Governo Central convocou este sábado o embaixador dos Estados Unidos da América em Pequim, Terry Branstad, para protestar contra as sanções impostas por Washington ao exército chinês, anunciou o jornal Global Times.

Em causa, estão a sanções impostas pelo Governo norte-americano ao Equipment Development Department (EDD), responsável pelas armas e equipamentos do exército chinês, e ao seu director, Li Shangfu, por ter comprado armamento à empresa Rosoboronexport, exportadora russa de armamento, que já havia sido sancionada por Washington.

Com estas sanções, a empresa chinesa fica impedida de fazer transacções financeiras nos Estados Unidos da América e de exportar produtos.

Na sexta-feira, o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, Geng Shuang, pediu aos EUA a retirada das sanções, sublinhando que as mesmas violam as normas internacionais e afectam a relação entre os dois países.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.