Cooperação entre Macau e regiões vizinhas atingiu um novo patamar, diz Lionel Leong

A posição foi esta tarde conclamada em Cantão pelo secretário para a Economia e Finanças, Lionel Leong Vai Tac. O governante adiantou que o Executivo local vai dinamizar na construção de grandes projectos transfronteiriços de infra-estruturas e apoiar activamente a inovação científica e tecnológica na região da Grande Baía.

O Governo vai impulsionar “grandes infra-estruturas transfronteiriças” e apostar na inovação científica e tecnológica, em consonância com os projectos de cooperação com as regiões vizinhas, foi hoje anunciado.

A cooperação entre Macau e as “regiões irmãs” do rio das Pérolas atingiu “um novo patamar”, principalmente numa fase em que todas contribuem no “processo de construção da Grande Baía Guangdong-Hong Kong”, defendeu o secretário para a Economia e Finanças de Macau, de acordo com um comunicado.

Lionel Leong falava em Guangzhou, na vizinha província de Guangzhou, na 12.ª edição do fórum para a Cooperação e Desenvolvimento da região do Pan-Delta do Rio das Pérolas: “Ao promover-se o intercâmbio económico e comercial e a complementaridade das indústrias, reforça-se também a cooperação no âmbito (…) das infra-estruturas, da protecção ambiental, da tecnologia, da inovação e da herança cultural”, realçou o governante.

Na mesma ocasião, Leong Vai Tac reiterou o empenho de Macau em transformar-se num “centro mundial de turismo e lazer” e numa “plataforma de serviços para a cooperação comercial entre a China e os países de língua portuguesa”.

Na opinião do secretário para a Economia e Finanças, o “desenvolvimento estável” da economia de Macau tem-se reflectido na “melhoria da qualidade de vida da população”, que vive agora num “ambiente harmonioso e estável”.

No início de Agosto, o chefe do Executivo, Chui Sai On, chegou mesmo a afirmar que existe “uma nova fase socioeconómica” do território, que tem “registado um desenvolvimento programado nos diversos sectores e uma elevação contínua da qualidade de vida dos cidadãos”, disse.

Uns dias mais tarde, em Pequim, Chui atribuiu grande parte desse optimismo à edificação do projecto da Grande Baía, que irá oferecer a Macau “oportunidades como nunca houve”.

Para Chui Sai On, o projecto vai “impulsionar o desenvolvimento da diversificação económica e aperfeiçoar as condições da vida da população”.

A região vai desembolsar 20 mil milhões de renmimbi (cerca de 2,5 mil milhões de euros) para este projecto, durante 12 anos, e espera ter um retorno anual de 3,5 por cento.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.