A mulher, de 25 anos, foi morta por uma multidão enfurecida no estado de Madhya Pradesh, depois de terem sido colocados a circular rumores de que a jovem fazia parte de uma rede de sequestadores. Nos últimos três meses, pelo menos 25 pessoas foram mortas em episódios do género.
A polícia indiana confirmou esta segunda-feira que uma jovem foi linchada no centro da Índia devido a rumores de que fazia parte de um grupo criminoso que raptava crianças, dias após um tribunal pedir medidas imediatas para conter a violência.
A polícia informou que pelo menos 14 pessoas foram presas no distrito de Singrauli, no estado de Madhya Pradesh, após a morte da mulher, que tinha cerca de 25 anos.
A Índia tem uma longa história de violência popular, mas nos últimos anos a internet e os ‘smartphones’ têm ajudado a fazer circular boatos através das redes sociais em lugares remotos, muitas vezes levando a episódios letais de violência.
Pelo menos 25 pessoas foram linchadas e dezenas ficaram feridas nos últimos três meses na Índia.
O Supremo Tribunal da Índia pediu na terça-feira que o Governo federal considere promulgar uma lei contra os linchamentos a violência popular alimentada por rumores de que as vítimas pertencem a grupos de sequestradores ou são comedores de carne de vaca.
O Supremo Tribunal disse que “actos horrendos” de linchamento não se podem tornar numa nova norma e sugeriu uma série de medidas aos governos central e estadual para conter esta violência.

Leave a Reply