No arquipélago nipónico, a cidade de Kumagaya, 65 quilómetros a norte de Tóquio, registou esta segunda-feira uma temperatura de 41,1 graus, a mais elevada alguma vez registada no país. Na Coreia do Sul, o calor também já fez vítimas: as autoridades sul-coreanas contabilizaram uma dezena de mortes, sete das quais na semana passada.
A temperatura na pequena cidade de Kumagaya, 65 quilómetros a norte de Tóquio, atingiu esta segunda-feira os 41,1 graus Celsius, a mais alta temperatura alguma vez registada no Japão. O país continua a braços com uma onda de calor mortal. A canícula também já matou na vizinha Coreia do Sul.
O recorde foi atingido na cidade de Kumagaya, na província de Saitama, que fica a cerca de 65 quilómetros a noroeste de Tóquio, informou a Agência Meteorológica do Japão. Um sistema persistente de altas pressões está a causar temperaturas recordes na região já há uma semana, matando mais de 40 pessoas no Japão e 10 na Coreia do Sul.
Milhares de pessoas no Japão foram levadas para hospitais com sintomas de insolação. A agência de notícias Kyodo já registou mais de 40 mortes no país, embora os números oficiais sejam consideravelmente mais baixos. Muitas das vítimas são pessoas idosas que não usam ar condicionado.
Na Coreia do Sul, 10 pessoas morreram de insolação e outras causas relacionadas com o calor. Sete deles morreram na semana passada, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças da Coreia.
Cerca de 1.040 pessoas adoeceram devido ao calor, entre 20 de Maio e 21 de Julho, um aumento de 61 por cento em relação ao mesmo período do ano passado.
A Temperatura mais elevada da manhã na Coreia do Sul foi registada na cidade de Gangneung, onde os termómetros chegaram aos 31 graus Celsius às 6:45. Já em Seul a temperatura mais baixa durante a manhã foi de 29,2 graus, a maior registada na capital do país, segundo a agência meteorológica da Coreia do Sul.
O mercúrio atingiu 39,9 graus Celsius na cidade de Hayang, no sudeste do país, a mais alta temperatura registada no país este ano. As autoridades japonesas aconselharam a população a permanecer em casa e usar o ar condicionado.

Leave a Reply