Mais dinheiro para alunos que estudam em Cantão

Pela primeira vez em seis anos, o Governo vai atribuir subsídios a todos os alunos do território que estudem em estabelecimentos de ensino não superior da vizinha província de Cantão. O Executivo prevê que a medida possa abranger mais de quatro mil alunos e custe ao erário público 27,6 milhões de patacas.

O Governo vai investir 27,6 milhões de patacas na atribuição de subsídios aos alunos do território que tenham frequentado instituições de ensino não superior na vizinha província de Cantão durante o presente ano lectivo.

A informação foi esta tarde avançada por Leong Heng Teng à margem do regulamento administrativo de subsídio de propinas para alunos que frequentem escolas na província de Guangdong no ano escolar de 2017/2018.

O diploma visa conformar legalmente as alterações propostas pelo Governo a uma prática que vigora desde o ano lectivo de 2012/2013, quando o Executivo passou a atribuir subsídios aos alunos do território que estudavam em estabelecimentos de ensino de Zhuhai e de Zhongshan. Desde então, o Governo tem vindo a expandir o âmbito de aplicação da medida, que este ano abrangeu pela primeira vez toda a vizinha província continental de Guangdong: “Acrescentamos Guangzhou, Dongguan e Shenzhen. Temos vindo a aumentar o número de cidades englobadas neste projecto, ao ponto de termos alargado para toda a província de Guangdong. Os colegas da DSEJ terem visitado o interior da China para tomar o pulso à situação, verificamos que existem cerca de quatro mil potenciais beneficiários”, adiantou o porta-voz do Conselho Executivo, Leong Heng Teng.

Desde que a prestação financeira foi lançada, há seis anos, o Governo já apoiou 5761 alunos, inscritos em escolas e instituições que ministram desde o ensino pré-primário ao ensino secundário complementar. Para além de estender o âmbito de abrangência da atribuição do subsídio, o Governo elevou ainda o montante atribuído. Os alunos inscritos em estabelecimentos de ensino pré-primário vão receber ajuda pecuniária no valor de oito mil patacas e os restantes são beneficiados com um subsídio de seis mil. Para receberem os apoios, os candidatos terão apenas que provar que estavam inscritos num estabelecimento de ensino da vizinha província continental a 31 de Março. Os alunos inscritos em escolas secundárias ou instituições equivalentes terão, no entanto, de se submeter a uma acção de formação de doze horas ministrada pela Direcção dos Serviços de Educação e Juventude: “Estes alunos têm que ter um contacto com a realidade de Macau . Tem que saber o que é o princípio “Um País, Dois Sistemas” e conhecer melhor a situação e a realidade de Macau para poderem dar a melhor sequência aos seus estudos”, explicou Leong Heng Teng.

No ano lectivo de 2016/2017, o Governo atribuiu subsídios a mais de dois milhares de beneficiários. Este ano, o executivo estima poder abarcar cerca de quatro mil alunos com a medida.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.