Dia de Camões. Celebrar Portugal frente ao fogão

Amêijoas à bulhão pato, bacalhau à brás e petit gateau. Estes são três dos pratos que Telmo Gongó vai ensinar a confeccionar, no âmbito de uma acção de formação sobre gastronomia portuguesa. A iniciativa é promovida pela Associação dos Macaenses e tem por objectivo assinalar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Macaenses.

A Associação dos Macaenses vai assinalar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portugueses com a organização de um workshop em culinária portuguesa. Da responsabilidade do chef Telmo Gongó, a acção de formação decorre a 9 de Junho, na sede da organização, na Rua do Campo.

A iniciativa visa familiarizar os participantes com algumas das técnicas e dos ingredientes mais frequentes nas cozinhas lusas: “O conceito tem o intuito de dar a conhecer e entender técnicas de culinária e receitas de quatro pratos típicamente portugueses, seguindo-se uma sessão de perguntas e respostas, que permita aos participantes compreenderam a excentricidade da culinária portuguesa”, explica a Associação dos Macaenses num comunicado postado na sua página na rede social Facebook.

Entre as iguarias que Telmo Gongó vai ensinar a confeccionar estão duas entradas, um prato principal e uma sobremesa. No capítulo das entradas, a escolha de Gongó recaiu sobre as amêijoas à bulhão pato e o pato com framboesas e vinho do Porto. O chef português vai ainda ensinar a preparar bacalhau à brás e lava cake no âmbito do workshop. As incrições para a acção de formação estão abertas até 1 de Junho e pressupõem o pagamento de 250 patacas por associado. No caso dos não-sócios da Associação dos Macaenses, a jóia de inscrição é de 280 patacas, desde que o inscrito se faça acompanhar por um sócio participante.

Por uma questão de logística, o workshop está aberto a um número de doze participantes e não se deverá realizar se o número de inscritos for inferior a oito. As inscrições, explica a Associação dos Macaenses, serão feitas por ordem cronológica mediante o pagamento da jóia no acto de inscrição.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.