Banca. BNU responsável por quase um quarto dos lucros da Caixa

Entre Janeiro e Março, o grupo Caixa Geral de Depósitos obteve lucros da ordem dos 68 milhões de euros. Só o Banco Nacional Ultramarino contribuiu com 15 milhões de euros para os bons resultados alcançados pelo banco público português.

O Banco Nacional Ultramarino (BNU) contribuiu com 15 milhões de euros para os lucros de 68 milhões de euros que o grupo Caixa Geral de Depósitos declarou relativamente aos três primeiros meses do ano.

O banco público português revelou que a contribuição dada pelas sucursais e filiais que opera no estrangeiro totalizaram mais de metade dos lucros obtidos entre Janeiro e Abril, com com o BNU Macau a contribuir com cerca de 15 milhões, a sucursal francesa com 7 milhões e o BCI Moçambique com 7 milhões. No domingo ficou-se a saber que a CGD Espanha contribuiu com 9,3 milhões.

A filial em Espanha da Caixa Geral de Depósitos teve um lucro de 9,3 milhões de euros no primeiro trimestre de 2018 (mais 51 por cento face ao período homólogo), depois de ter tido um ganho de 26,4 milhões em 2017 (mais 3,8 por cento).

Em comunicado de imprensa, o Banco Caixa Geral (CGD Espanha) sublinha a sua “boa trajetória”, com 17 trimestres consecutivos com resultados positivos, desde o primeiro trimestre de 2014, e o reforço do rácio de solvência de 17,27 por cento no final de 2017 para 18,5 por cento no final de Março. A CGD anunciou há uma semana lucros 68 milhões de euros no primeiro trimestre do ano, o que compara com prejuízos de 38,6 milhões de euros do mesmo período de 2017.

O Banco Caixa Geral destaca que os depósitos de clientes cresceram 7 por cento em 2017, para 2.950 milhões de euros, enquanto o crédito aos clientes subiu 3 por cento, para 3.446 milhões de euros.

A taxa de crédito em mora era de 3,07 por cento no final de 2017, “uma das mais baixas do sector financeiro”, segundo a filial da CGD. No final do ano passado, os fundos próprios do Banco Caixa Geral eram de 508 milhões de euros, um aumento de 5,5 por cento em relação a um anos antes.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.