Táxis, comida e casinos. O We Chat Pay veio para ficar

O uso da funcionalidade para pagamentos do We Chat está cada vez mais generalizado no território. Os cidadãos da República Popular da China que visitem Macau já podem pagar táxis e comida e adquirir produtos e serviços nas propriedades da Sands China através do recurso à aplicação. O número de interessados no novo sistema de pagamento não para de crescer.

Em Macau, o sistema WeChat Pay já pode ser utilizado para pagar um táxi, para encomendar comida ou para adquirir produtos e serviços nas instalações de uma das maiores operadoras de jogo do território. A Sands China, a Macaufood e a Macau Wang Taxi são algumas das empresas locais que já disponibilizam aos visitantes do Continente a possibilidade de saldarem dívidas via Wechat.

A Macau Wang Taxi, que providencia uma aplicação de telemóvel para a requisição do serviço de carros de aluguer, equipou desde meados de Março 130 táxis com a tecnologia necessária para que as deslocações possam ser pagas através do Wechat Pay: “Actualmente temos cerca de 130 táxis na nossa equipa. No futuro esperamos reforçar este desígnio com mais parceiros”, revelou Raymond Ip, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Macau Wang Network Technology Limited.

Com o aumento exponencial do número de utilizadores do novo sistema de pagamento, aumentam também as preocupações com a segurança das transacções. Grace Yin, Directora Geral de Operações das Actividades no Exterior do WeChat Pay, assegurou esta manhã que o grupo Tencent confere particular importância a fenónomenos como a lavagem de dinheiro ou o branqueamento de capitais: “Mal verifiquemos a existência de quaisquer riscos junto dos empresários, vamos enviar uma mensagem de advertência ou até bloquear a linha de pagamento de eventuais infractores com o propósito de prevenir a lavagem de dinheiro”, explicou a responsável.

Com mais de oitocentos milhões de utilizadores, duzentos milhões dos quais aderiram durante o último ano ao novo método de pagamento, o WeChat Pay é um dos mais bem sucedidos sistemas de pagamento electrónico do planeta. A empresa tem acordos com instituições de 25 países e territórios no sentido de dotar os cidadãos chineses da possibilidade de efectuar pagamentos via WeChat Pay no estrangeiro. O crescimento do número de turistas chineses que viajam pelo mundo é visto pela multinacional Latipay como uma oportunidade. A empresa fez-se representar na conferência desta manhã à procura de oportunidades de negócio: “Fora da China, apercebemo-nos que há um aumento exponencial no número de chineses que querem utilizar a tecnologia que o We Chat oferece, com o propósito de ter a vida facilitada fora da China. Por vezes, há um ponto de pagamento, mas outras vezes os comerciantes fora da China não permitem esses pagamentos. Uma das razões pelas quais aqui estamos é para nos encontrarmos com pessoas que pensem de forma similar para que do ponto de vista dos negócios, mas também do ponto de vista tecnológico, as transferências se façam de forma muito mais suave”, explicou Kris Sproull, Director de Marketing da Latipay.

Em regiões como Hong Kong e o Japão, o pagamento via WeChat Pay já está bastante generalizado. No novo Aeroporto Internacional de Chitose, situado na ilha de Hokkaido, o WeChat Pay é, a par do pagamento com dinheiro vivo, o único método aceite de pagamento em todas os espaços comerciais da estrutura. O número de lojas japonesas que já oferecem a possibilidade de efectuar pagamentos via WeChat multiplicou-se por dez ao longo do último ano.

 

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.