China. Volkswagen planeia lançar doze SUV até 2020

A Volkswagen, gigante alemã do sector automóvel, anunciou a 23 de Março que vai lançar pelo menos doze SUV no mercado chinês até 2020, com o propósito de consolidar a sua posição no segmento de mercado que mais tem crescido, a par dos veículos híbridos e eléctricos.

A Volkswagen apresentou em Pequim, na República Popular da China, o novo modelo do Touareg – o mais avançado alguma vez lançado pela marca alemã – com o propósito de sublinhar a sua aposta no lucrativo mercado dos SUV (ou veículos todo-o-terreno ligeiros), um segmento em que marcas chinesas e estrangeiras estão envolvidas numa autêntica batalha comercial.

A construtora germânica prevê que, numa questão de alguns anos, os SUV sejam responsáveis por cerca de metade de todas as transacções automóveis conduzidas no maior mercado do mundo. Até 2020 deverão circular nas estradas da República Popular da China entre 12 e 14 milhões de SUV.

A Volkswagen é a marca que mais vende no Continente. Em 2017, a fabricante alemã – que possui uma quota de mercado da ordem dos 13 por cento – venceu 3,2 milhões de veículos na China, dos quais 400 mil eram SUV. A marca tirou na sexta-feira o véu a alguns dos novos modelos que tenciona apresentar na República Popular da China. A categoria dos SUV deve ser responsável por um terço do total de vendas no Continente até 2020.

“A China terá um impacto decisivo no sucesso das nossas estratégias futuras”, afirmou na sexta-feira, em Pequim, o director executivo da Volkswagen, Herbert Diess. “Orientaremos a nossa gama de produtos de forma ainda mas evidente para ir ao encontro dos desejos e das expectativas dos consumidores chineses”.

O novo Touareg é um veículo com uma dimensão considerável. É ligeiramente mais comprido (4,878 metros) e ligeiramente mais largo (1,984 metros), característica que se reflecte no reforço da habitabilidade. É ainda 106 quilogramas mais leve, graças à utilização crescente do alumínio (48 por cento frente a 52 por cento de ligas metálicas especiais).

Esteticamente, o novo Touareg segue a tendência dos últimos SUV da marca, com umas jantes encorpadas e uma curvatura em D que lhe oferece um certo estilo desportivo. Ainda assim, o Touareg perde algum do dinamismo visual de que dispunham os anteriores modelos, apostando mais na elegância que é própria dos veículos de alta gama.

A terceira geração do Touareg será formalmente apresentada no Salão Automóvel de Pequim, que tem início marcado para 25 de Abril, e passará a ser vendido a partir de então em diferentes modelos, onde se inclui uma versão híbrida recarregável de 367 cavalos.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.