Mundial da Rússia vai ter videoárbitro

A utilização do vídeo-árbitro no Mundial da Rússia foi aprovada por unanimidade pelos membros do IFAB.

A decisão foi ontem tomada pelo International Football Association Board, com o uso da tecnologia a ser sancionado por unanimidade. A confirmação definitiva por parte da FIFA deverá chegar dentro de duas semanas.

O International Football Association Board (IFAB) aprovou por unanimidade a utilização do sistema de videoárbitro (VAR) no Campeonato do Mundo de Futebol, que se vai realizar na Rússia no próximo Verão. A decisão foi tomada durante a 132° reunião do organismo, realizada na sede da FIFA, em Zurique, neste sábado.
A IFAB defende que a sua decisão “representa uma nova era para o futebol” e que a utilização do VAR “vai ajudar a aumentar a integridade e a justiça no jogo”, após a conclusão da reunião. O encontro foi presidido pelo presidente da FIFA, o suíço Gianni Infantino.
“A filosofia do VAR tem por base o princípio da mínima interferência-máximo benefício, com o objetivo de reduzir as injustiças causadas por erros ou não apreciação de incidentes sérios em relação a quatro pressupostos: golos ou não, grandes penalidades ou não, cartão vermelho directo e erro de identidade (quando o árbitro adverte ou expulsa um jogador errado da equipa que comete a falta)”, explicou a IFAB.
A organização também aprovou o prtocolo que vai regular a aplicação do VAR nas competições que decidirem utilizar o dispositivo, que irá ser revisto pela própria IFAB e pela FIFA.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.