Governo revoga licença “offshore” da Caixa Geral de Depósitos

A autorização de que o maior banco português beneficiava para explorar no território uma sucursal “offshore” foi na quarta-feira revogada. A Caixa Geral de Depósitos já tinha, de resto, expressado o a intenção de encerrar os balcões do género que operava tanto no território, como nas ilhas Caimão.

A autorização concedida pelo Executivo à Caixa Geral de Depósitos (CGD) para o estabelecimento de uma instituição financeira ‘offshore’ sob a forma de sucursal em Macau foi esta quarta-feira revogada, indica uma ordem executiva publicada en Boletim Oficial.

A revogação da autorização, concedida ao maior banco português em 2005, entrou hoje em vigor.

A Caixa Geral de Depósitos e o Banco Português de Investimento (BPI) eram os dois únicos bancos portugueses a operar uma licença ‘offshore’ em Macau no final do ano passado.

No último Verão, a Caixa Geral de Depósitos anunciou que pretendia fechar, até ao final de 2017, as sucursais ‘offshore’ em Macau e nas Ilhas Caimão, territórios considerados como paraísos fiscais.

O Banco Comercial Português (BCP) também chegou a operar como sucursal ‘offshore’ de 1993 até 2010, ano em que obteve licença plena de operação na RAEM.

 

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.