Israel. Confinamento prolongado pela terceira vez

O governo israelita decidiu no domingo prolongar por cinco dias as medidas de confinamento que deixariam de ter efeito à meia-noite, informaram o gabinete do primeiro-ministro e o ministério da Saúde, num comunicado conjunto.

Como o número de infectados continua alto, apesar de uma intensa campanha de vacinação, o governo prolongou pela terceira vez desde o início da pandemia o confinamento imposto aos israelitas.

Após a reunião, os ministros acordaram manter as medidas até as 07 horas de sexta-feira. O Executivo vai se reunir na quarta para examinar a situação, acrescentou o comunicado.

Milhares de judeus ultraortodoxos violaram este domingo o confinamento, comparecendo ao funeral de um rabino em Jerusalém.

O enterro de outro rabino à noite, na mesma cidade,  provocou uma nova violação das medidas. A lei só permite que 20 pessoas sigam o corpo do falecido, mas havia milhares no funeral do rabino Yitzhak Sheiner.

O Parlamento israelita votou no domingo um aumento das multas para quem desrespeitar as restrições sanitárias. Os deputados decidiram dobrar as multas para estabelecimentos comerciais e colégios que desafiarem as restrições: passarão de 5.000 a 10.000 shequels, qualquer coisa como 3.000 dólares.

No período de um mês, Israel vacinou mais de três milhões dos seus 8,7 milhões de habitantes, informou o ministério da Saúde.

O país comprometeu-se a compartilhar os dados sobre os efeitos da imunização com a Pfizer em troca de receber rapidamente as vacinas.

Apesar de ter vacinado um terço da população, Israel registou nas últimas 24 horas algo mais que 3.500 casos de contágio.

O ministro do Interior, Arié Dery, também estendeu por dois dias o encerramento das ligações fronteiriças com a Jordânia e com o Egipto, anunciado na quarta-feira passada.

Os voos internacionais continuarão suspensos e o aeroporto internacional Ben Gurión vai permanecer fechado durante uma semana mais, decidiu o governo.

O mês de Janeiro foi o mais mortal desde o início da pandemia em Israel, com mais de 1.000 óbitos pelo novo coronavírus dos mais de 4.700 óbitos registados desde Março, quando estourou a pandemia.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.