Japão. “Rei do atum” paga 1,8 milhões de dólares por exemplar com 276 kg

Um empresário japonês, proprietário de um restaurante especializado em sushi e apelidado de “o rei do atum”, pagou 1,8 milhões de dólares por um exemplar gigante de atum vermelho no tradicional leilão de Ano Novo do mercado de Toyosu,  principal mercado de peixe de Tóquio.

Kiyoshi Kimura, proprietário da rede de restaurantes Sushi Zanmai, pagou 193 milhões de ienes pelo exemplar. Com um peso de 276 quilogramas, o exemplar foi capturado na costa de Aomori, no norte do Japão.

“É atum do melhor”, disse Kimura à imprensa japonesa após o leilão que ocorreu este domingo, antes do amanhecer. “Sim, é caro, não é? Quero que os nossos clientes comam muito bem este ano também”, acrescentou.

Kimura tem por hábito quebrar recordes no mercado de peixe de Tóquio, o que lhe permite aparecer regularmente na comunicação social nesta época do ano.

Em 2019, o empresário pagou 3,1 milhões de dólares por um atum de 278 kg.

O tradicional leilão de Ano Novo é realizado desde 2019 no novo mercado de Toyosu. Instalado numa zona remota da capital japonesa, substituiu o pitoresco mercado de Tsukiji, uma atracção turística situada perto do centro da capital. Tsukiji fechou as portas em 2018.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.