Amnistia Internacional alerta para risco de tortura de Yang Hengjun

A Amnistia Internacional (AI) afirmou esta sexta-feira que o escritor australiano, de origem chinesa, Yang Hengjun, corre o “sério risco” de ser “torturado”, após ter sido detido na República Popular da China por “ameaçar a segurança nacional”.

A organização de defesa dos direitos humanos pediu ainda às autoridades chinesas que sejam “transparentes”, sobre o local de detenção de Yang, e que lhe garantam acesso a um advogado.

O escritor e comentador, que serviu como diplomata da China, antes de se naturalizar cidadão australiano e que é crítico do Partido Comunista Chinês, foi preso por agentes da Segurança do Estado, confirmou na quinta-feira o Governo chinês.

A acusação de “ameaça à segurança nacional” é frequentemente usada na República Popular da China contra críticos do Partido Comunista, e suportada com poucas evidências: “Yang Hengjun corre sério risco de ser torturado, e outros maus-tratos”, escreveu, num comunicado, Joshua Rosenzweig, investigador da Amnistia Internacional para a Ásia, afirmando que se o escritor realmente está sob prisão domiciliária, “então há motivos para se estar seriamente preocupado com o seu bem-estar”.

A organização instou as autoridades chinesas a serem “transparentes” e a revelarem onde está Yang detido, assegurando-lhe imediatamente acesso a um advogado da sua escolha e aos funcionários consulares australianos.

A detenção ocorre um mês depois de as autoridades chinesas terem detido Michael Kovrig, antigo diplomata do Canadá, e Michael Spavor, empresário que organiza viagens turísticas e eventos desportivos na Coreia do Norte, numa aparente retaliação pela detenção da executiva da Huawei Meng Wanzhou, no Canadá.

Ambos foram também acusados de “ameaçarem a segurança nacional da China”.

Yang estava actualmente a residir nos Estados Unidos, com a mulher e a filha, de 14 anos, mas visitou a China, na semana passada.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.