Serviços de Saúde diagnosticam novo caso de dengue importado

O paciente é um menino de nove anos que vive e estuda na Areia Preta. A criança deslocou-se durante dois fins-de-semana consecutivos ao Continente, com o objectivo de visitar familiares. Terá sido numa das deslocações a Zhongshan que terá contraído a doença.

A Direcção dos Serviços de Saúde confirmou esta segunda-feira um novo caso importado de febre de dengue, o décimo diagnosticado no território desde o início do ano. O paciente é uma criança de nove anos de idade que reside na Rua Nova da Areia Preta e que frequenta um estabelecimento de ensino situado na Rua dos Pescadores,

O menino deslocou-se durante dois fins de semana consecutivos à cidade de Zhongshan, na vizinha província continental de Guangdong, com o propósito de visitar familiares. A 2 de Outubro, a criança adoeceu e a família recorreu a uma clínica privada com o propósito de obter tratamento médico, mas os sintomas acabaram por não desaparecer.

O estado de saúde do menino complicou-se a 5 de Outubro, quando se começaram a manifestar erupções cutâneas um pouco por todo o corpo. A 6 e 7 de Outubro, a família do paciente recorreu ao Serviço de Urgência do Centro Hospitalar Conde de São Januário, onde foi submetido a testes de despistagem da febre de dengue. A 8 de Outubro, os exames realizados pelo Laboratório de Saúde Pública revelou que o menino contraiu febre de dengue de tipo I.

A julgar pelo historial de viagem e pelo período em que os sintomas se manifestaram, os Serviços de Saúde consideraram o caso como um caso importasdo de febre de dengue, o 10º tratado pelas autoridades de saúde do território desde o início do ano.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.