Ministro dos Negócios Estrangeiros visita Timor-Leste

A visita de Taro Kono à mais jovem nação do continente asiático está prevista para sexta-feira. Durante a deslocação, o responsável pela pasta da diplomacia do Governo de Tóquio deve inaugurar uma nova ponte na capital timorense e assinar um novo acordo de cooperação com o governo de Timor Loro Sae.

O ministro dos Negócios Estrangeiros japonês, Taro Kono, inaugura na sexta-feira uma nova ponte em Díli, durante uma visita que efectua a Timor-Leste. Durante a deslocação do responsável pela pasta da diplomacia do Executivo nipónico deverá ser assinado um novo acordo de cooperação, disseram esta terça-feira fontes do Governo timorense.

Taro Kono inaugura a nova ponte sobre a ribeira de Comoro, na zona ocidental da capital timorense, Díli, oferta do Governo japonês.

A ponte, que está aberta ao público desde 13 de Setembro, teve um custo de cerca de 26 milhões de dólares e permite uma ligação alternativa para uma das zonas de maior expansão da cidade.

Com um comprimento de 249 metros e ligações dos dois lados da ribeira que totalizam mais de 3,2 quilómetros, a obra inclui ainda uma estrada até perto da zona de Tassitolo e uma nova ligação à rotunda do aeroporto Nicolau Lobato, esta última ainda em fase de construção.

De acordo com as fontes do Executivo, deverá ser assinado um novo acordo entre a agência de cooperação japonesa (JICA) e o Instituto Nacional de Administração Pública (INAP) timorense.

O apoio à formação e capacitação de recursos humanos é um dos elementos centrais da cooperação japonesa com Timor-Leste, em particular através do projecto da Bolsa de Desenvolvimento de Recursos Humanos (JDS, na sua sigla em inglês).

De acorco com a cooperação japonesa, o objectivo do projeto JDS, actualmente implementado em 15 países, é “apoiar o desenvolvimento de recursos humanos nos países receptores da ajuda japonesa, através de funcionários governamentais altamente capacitados e outros”.

O objectivo é conceder bolsas a formandos timorenses para estudarem em universidades japonesas para que adquiram “conhecimento especializado, conduzam pesquisas e construam redes” de contactos.

Durante a vista de 24 horas a Díli, Taro Kono deverá reunir-se, entre outros, com o Presidente da República, Francisco Guterres Lu-Olo, com o primeiro-ministro, Taur Matan Ruak e com o ministro dos Negócios Estrangeiros interino, Agio Pereira.

A deslocação do chefe da diplomacia japonesa a Timor-Leste insere-se numa visita mais ampla à região, que inclui passagens pela Austrália e Nova Zelândia e ainda a participação nas reuniões anuais do FMI, que decorrem em Bali, na Indonésia.

 

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.