Metro vai custar 16,4 mil milhões de patacas

O montante foi na terça-feira acordado entre o Gabinete para as Infra-estruturas e a Comissão de Acompanhamento para os Assuntos de Finanças Públicas e representa um aumento de mais de cinco mil milhões face ao orçamento original. Na terça-feira soube-se ainda que as deslocações no metro deverão custar pouco mais do que custam agora as viagens de autocarro.

O orçamento do projecto do metro de superfície de Macau, obra pública idealizada há mais de uma década, foi revisto em alta para os 16,4 mil mil milhões de patacas, um valor que pode ainda vir a aumentar mais ainda, disseram esta terça-feira as autoridades do território.

Os números avançados em Junho de 2016 pelo Secretário para os Transportes e Obras Públicas, Raimundo do Rosário, apontavam para um orçamento de 11 mil milhões de patacas para o segmento da ilha da Taipa, cujo início de funcionamento chegou a estar previsto para 2017.

O novo valor foi acordado numa reunião, na terça-feira, entre o Gabinete para as Infraestruturas (GIT) e a Comissão de Acompanhamento para os Assuntos de Finanças Públicas, de acordo com um comunicado do Executivo. As últimas previsões do GIT apontam para que a linha da Taipa entre em funcionamento em 2019, indicou o mesmo comunicado.

Prometido há vários anos, o metro de superfície – que sofreu uma série de atrasos e derrapagens orçamentais – divide-se entre a linha da Taipa e a da península de Macau, para a qual não há ainda um orçamento definido.

Em Dezembro, vários deputados acusaram, numa sessão na Assembleia Legislativa, o Governo de sofrer de uma “deficiência congénita” na gestão de obras públicas, em particular na construção do metro.

No mesmo mês, Raimundo do Rosário admitiu que a empresa que vai explorar o transporte vai ser exclusivamente de capitais públicos porque vai ter “prejuízo certo”. O sistema de metro ligeiro constitui uma das principais obras públicas desde a transferência do exercício de soberania de Portugal para a República Popular da China, em 1999. A empreitada é descrita no Plano Geral de Desenvolvimento da Indústria do Turismo de Macau como a “espinha dorsal” para melhorar o trânsito no território.

Macau, com uma área de aproximadamente 30 quilómetros quadrados, tem uma população estimada em pouco mais de 648 mil habitantes, o que faz com que esteja no topo das regiões com maior densidade populacional do mundo. Anualmente, o território recebe mais de 30 milhões de visitantes.

Na terça-feira, e de acordo com a Rádio Macau, ficou a saber-se ainda que os bilhetes de metro deverão ser ligeiramente mais caros que as tarifas actualmente praticadas nos autocarros, com o Governo a admitir subsidiar as tarifas, tal como acontece, de resto, com o serviço público de transportes colecticos rodoviários de passageiros. A informação foi transmitida pelo coordenador do Gabinete para as Infra-estruturas, Ho Cheong Kei.

 

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.