Descoberto na China o Adamastor dos mosquitos

 

O insecto tem o colossal tamanho de 11,15 centímetros, mas não tem “hábitos vampíricos”. O mosquito foi descoberto no Verão passado, durante uma expedição ao monte Qingcheng, na província de Sichuan.

Um mosquito gigante com uma envergadura de 11,15 centímetros foi descoberto por entomólogos na província chinesa de Sichuan, noticiou esta terça-feira  a agência oficial Xinhua.

O director do Museu dos  Insectos da China Ocidental, Zhao Li, explicou à agência Xinhua que o an]imal foi encontrado no Verão passado durante uma expedição ao monte Qingcheng, um destino turístico situado na mesma província.

O mosquito pertence à espécie “holorusia mikado”, descoberta em 1876 pelo entomólogo britânico John Obadiah Westwood durante trabalho de campo conduzido no Japão. Os parentes nipónicos do mosquito não excedem, no entanto, oito centímetros de envergadura.

Os chamados “mosquitos gigantes” diferem de outros espécimes, nomeadamente no que diz respeito aos hábitos alimentares: “Eles têm um aspecto temeroso, mas não se alimentam de sangue. Os adultos tendem a viver alguns dias e geralmente comem néctar”, disse Zhao, recordando que apenas algumas centenas das dezenas de milhares de insectos do planeta têm hábitos vampíricos”.

No centro da China, o insecto geralmente habita em zonas montanhosas acima dos 1.200 metros, embora também possa ser encontrado nas planícies da província de Sichuan.

A mesma zona é também o habitat do maior insecto do mundo –  o bicho-pau –  um insecto pegajoso de 62,4 centímetros de comprimento que foi encontrado em 2014 e também pode ser visto no Museu dos Insectos da China Ocidental.

Este insecto foi encontrado pelo próprio Zhao, que tem mais de 20 anos de experiência em busca de grandes espécies no oeste da China.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.