Soccerex em Zhuhai. Futebol muito para além dos relvados

Até ao final do dia de hoje, o Centro Internacional de Convenções e Exposições de Zhuhai, na vizinha ilha da Montanha, é o centro nevrálgico do futebol à escala mundial. A edição de 2018 da Soccerex, a maior feira mundial dedicada ao desporto-rei, teve ontem início e decorre até ao final da tarde de hoje em Hengqin.

Craques dos relvados, antigas glórias, gestores, dirigentes, treinadores e empresários ligados a alguns dos clubes mais badalados do mundo estão desde ontem reunidos no Centro Internacional de Convenções e Exposições de Zhuhai, localizado na vizinha ilha da Montanha, no âmbito da edição da edição inaugural da Soccerex China.

Criada em 1995, a Soccerex é a principal feira mundial direccionada para o futebol. O evento reune alguns dos principais decisores do mundo do futebol e providencia um ambiente comercial único, que oferece aos participantes oportunidade de negócios únicos. Desde que foi criada em 1996, a Soccerex já se materializou por cerca de 40 ocasiões, em vários países um pouco por todo o planeta.

A edição inaugural da Soccerex China, que ontem arrancou em Zhuhai, combina um programa de conferências e uma componente de exposição, bem como uma série de outros eventos associados. Na cerimónia de abertura, que decorreu esta terça-feira, marcaram presença vários antigos craques dos relvados e dirigentes de organizações de peso. A FIFA esteve representada no evento pela número 2 da organização, a camaronesa Fatma Samoura, que proferiu o discurso de abertura.

O antigo internacional português Deco e o argentino Hernán Crespo estão entre os oradores convidados. No total, o certame reúne em Hengqin cerca de 180 clubes e organizações entre os quais pontificam entidades como o AC Milan, o Bayern de Munique, a Adidas, o Manchester United, a Federação Norte-americana de Futebol, o grupo Wanda Sports ou o Jiangsu Sunning.

A Superliga Chinesa está representada no evento pelo Shandong Luneng e pelo Guangzhou R&F. As associações de futebol de Macau e de Hong Kong foram convidadas para se fazer representar na qualidade de embaixadoras do projecto da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau.

A edição inaugural da Soccerex China tem, de resto, uma pequena mão de Macau: Rui Cardoso, antigo treinador do Ka I e outrora responsável pelas estratégias de formação do Benfica de Macau, integra a comissão organizadora do evento na qualidade de representante da Soccerex para a região da Ásia-Pacífico.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.