As autoridades norte-coreanas lançaram este sábado vários mísseis de curto alcance, naquele que foi o segundo teste com armas tácticas conduzido pelo exército de Pyongyang em menos de um mês, informaram fontes militares sul-coreanas.
De acordo com o comunicado oficial do chefe do Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul, divulgado pela agência noticiosa sul-coreana Yonhap, o regime de Pyongyang “disparou vários mísseis” da cidade de Wonsan, na costa leste da Coreia do Norte.
De início as autoridades sul-coreanas só registaram um lançamento, às 09:06, nos seguintes vinte minutos foram registados vários mísseis que percorreram entre 70 e 100 quilómetros hora, de acordo com uma nota oficial: “Os nossos militares estão a acompanhar de perto os movimentos da Coreia do Norte” em “estreita coordenação com os Estados Unidos”, acrescenta a nota.
No dia 18 de Abril, o regime de Pyongyang informou que o líder norte-coreano, Kim Jong-un, tinha supervisionado um teste de uma nova arma táctica no dia anterior.
Um porta-voz do Ministério da Defesa sul-coreano disse mais tarde que se tratava de um teste com um sistema de mísseis para combate terrestre.
Os lançamentos dos mísseis acontecem pouco mais de uma semana depois da cimeira entre Kim Jong-un e do Presidente russo, Vladimir Putin, em Vladivostok: “Os Estados Unidos da América adoptaram uma atitude de má-fé” na segunda cimeira entre o líder norte-coreano e o Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, em Fevereiro, disse Kim a Putin no encontro, segundo a KCNA.
A Coreia do Norte tem exigido a Washington que acabe “totalmente” com as sanções que impôs ao regime de Pyongyang devido aos testes nucleares e balísticos iniciados em 2006.
A Casa Branca, no entanto, mantém a posição de não ceder a essa pressão enquanto Pyongyang não tomar medidas concretas para desmantelar o seu arsenal nuclear.

Leave a Reply