Macau recebe, no Verão do próximo ano, uma das maiores exposições de filatelia do mundo. Organizada pela Direcção dos Serviços de Correios e Telecomunicações e pelo Clube Filatélico de Macau, a Exposição Mundial de Filatelia Especializada decorre entre 26 de Junho e 1 de Julho na Cotai Expo, no Venetian.
A mostra, que conta com o apoio da Federação Internacional de Filatelia (FIP) e da Federação Inter-Asiática de Filatelia (FIAP) deverá trazer ao território coleccionadores e expositores de todo o mundo.
As inscrições para o certame terminam a 18 de Novembro, mas a Direcção dos Serviços de Correios e Telecomunicações já recebeu pedidos de inscrição por parte de comissários e de stands provenientes de vários países e territórios, adiantou a directora dos CTT, Lau Wai Meng, à margem de uma acção de promoção da exposição, realizada no final de Setembro na Coreia do Sul.
Para além de uma zona de competição, a Exposição Mundial de Filatelia Especializada – Macau 2026, a mostra vai ainda contar com duas grandes zonas temáticas: uma dedicada a selos raros e outra alusiva ao processo de criação e design dos selos de Macau.Durante a exposição, a Direcção dos Serviços de Correios e de Telecomunicações vai ainda promover uma série de actividades para assinalar o centésimo aniversário da Fédération Internationale de Philatélie. Em paralelo, Macau vai ainda acolher a da 21.ª Competição Internacional para Autoridades Postais Emissoras dos Países e Regiões Membros da União Postal Universal, com a participação de serviços postais de várias partes do mundo.
A mostra também já está a ser promovida em Portugal. No convite enviado aos coleccionadores e expositores portugueses, a Federação Portuguesa de Filatelia exorta os filatelistas lusos a marcar presença no evento: “As relações entre Portugal e Macau foram sempre estreitas e históricas, pelo que a Direcção da FPF considera que seria interessante e importante os coleccionadores portugueses participarem nesta exposição mundial em Macau”.


Leave a Reply