Liga de Elite arranca hoje com novidades de monta

Fotografia: Jannes Glas/Unsplashed

A edição de 2025 da Liga de Elite arranca esta quarta-feira, com novidades de peso. O adeus do Clube Desportivo Monte Carlo ao futebol sénior e a mudança de nome do Chao Pak Kei são apenas duas delas.

Benfica e Universidade de Macau dão esta noite o pontapé de saída na edição de 2025 da Liga de Elite. As águias do território iniciam a defesa do título frente ao conjunto universitário, formação que concluiu a sua temporada de estreia na principal prova do futebol de Macau no sexto lugar. Com arranque agendado para as vinte e uma horas, a partida decorre no Campo do Canídromo, recinto que acolhe as primeiras jornadas da competição.

Disputada por dez formações, sob o mesmo formato competitivo  que garantiu ao Benfica de Macau o sexto título do seu historial, a edição de 2025 contempla, ainda assim, novidades de vulto. A mais relevante é a ausência do Clube Desportivo Monte Carlo, emblema que se sagrou por cinco vezes campeão de Macau.

O conjunto canarinho, que já não tinha disputado, no Outono passado, a derradeira edição do Campeonato da Bolinha, abdicou do futebol na categoria sénior para se focar nos escalões de formação.

Nova oportunidade para o leão

A desistência do Clube Desportivo Monte Carlo ofereceu uma bóia de salvação ao Sporting Clube de Macau. Penúltima classificada da edição de 2024 da Liga de Elite, a formação leonina foi repescada e vai cumprir uma nova temporada no principal prova do futebol de Macau.

O Clube Desportivo Monte Carlo não é o único ex-campeão arredado da Liga de Elite. Último classificado da derradeira edição da prova, o Ka I, clube que venceu o Campeonato em 2009, em 2010 e em 2011, caiu para a segundo escalão, depois de quase duas décadas entre os grandes do futebol de Macau.

Se há ausências de vulto na competição que amanhã arranca, há também estreias promissoras. A Liga de Elite dá as boas vindas ao Shao Jiang, formação que venceu de forma esclarecedora o Campeonato de Futebol da Segunda Divisão.

Em estreia na elite de futebol de Macau está também o Chiba, emblema que tem dado grande importância às estratégias de formação ao longo das últimas temporadas.

A segunda vida do Chao Pak Kei

As mudanças não se ficam, no entanto, por aí. A equipa que em grande medida dominou as lides futebolísticas no território ao longo dos últimos anos apresenta-se com uma nova identidade. Campeão em 2019, 2021, 2022 e 2023, o Chao Pak Kei compete agora sob o nome de MUST IPO. A equipa, que viu Nicholas Torrão e Filipe Duarte regressar ao Benfica, não vai contar também com Diego Patriota, que pendurou as chuteira depois de ter disputado a última edição do Campeonato da Bolinha.

Depois do Benfica esgrimir argumentos com a Universidade de Macau, na quinta-feira é a vez de Shao Jiang e Chiba se defrontarem pela primeira vez nas contas da Liga de Elite. Duas horas depois, às 21 horas, o Hang Sai entrar em campo contra o Ching Fung.

A ronda inaugural da Liga de Elite termina na sexta-feira, com o Gala a defrontar o Lun Lok às dezanove horas, antes do Sporting Clube de Macau se estrear na competição face ao MUST IPO, nova designação com a qual compete o Chao Pak Kei. As partidas disputa-se todas no Campo 28 de Maio, popularmente conhecido como Campo do Canídromo.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.