Iga Swiatek vence WTA FInals e recupera liderança do ranking mundial

Fotografia: Kevin Mueller/Unsplash

A polaca Iga Swiatek conquistou pela primeira vez as WTA Finals, ao derrotar a norte-americana Jessica Pegula no encontro decisivo da edição de 2023 da competição. Com o triunfo, a tenista, de 22 anos, recuperou a liderança do ranking global.

Swiatek protagonizou em Cancun um torneio de final de temporada quase perfeito. A polaca, que chegou ao México na segunda posição da hierarquia mundial, derrotou Pegula, número cinco da tabela WTA, pelos parciais de seis-zero e seis um, num encontro que se prolongou por apenas 59 minutos.

Depois de uma frágil e ilusória igualdade inicial no início do primeiro set, Swiatek venceu onze games consecutivos, numa final sem grande história ou sem grandes emoções. O encontro decisivo mostrou-se, de resto, condizente com um torneio, que ficára na história como um dos maiores fracassos de organização dos quase 50 anos de história do circuito profissional feminino, dada a falta de competitividade.

Com a vitória em Cancun, a polaca conquistou o sexto torneio da temporada, segundo consecutivo, e o 17.º da carreira. Swiatek terminou a época com uma série de 11 vitórias consecutivas.

Num percurso em que eliminou vencedoras de três torneios do Grand Slam esta temporada – Aryna Sabalenka, Coco Gauff e Marketa Vondrousova – Swiatek não cedeu qualquer set e apenas perdeu 20 jogos de serviço, um recorde desde que as WTA Finals se jogam com uma fase de grupos.

Aos 22 anos, Swiatek é a tenista mais jovem a conquistar as WTA Finals, desde que a checa Petra Kvitova venceu em 2011, e é a segunda polaca a vencer o torneio de fim de temporada, sucedendo a Agnieszka Radwanska, que conquistiu a prova em 2015.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.