Grande Prémio. Setenta anos celebrados com prova de atletismo

Fotografia: GCS/Gabinete de Comunicação Social

O que é habitualmente um privilégio de alguns, foi no passado fim-de-semana uma oportunidade para muitos. Quatro mil atletas percorreram, às primeiras horas da manhã de domingo, os mais de seis mil e duzentos metros do circuito da Guia, no âmbito da corrida comemorativa da edição número 70 do Grande Prémio de Macau.

A prova voltou a percorrer as curvas e contracurvas da Guia, cinco anos depois do mítico circuito citadino do território ter sido, pela primeira vez, palco de um desafio de atletismo. O tiro de partida para a prova foi dado pelo presidente do Instituto do Desporto e da Comissão Organizadora do Grande Prémio Pun Weng Kun, com a gigantesca massa de atletas a largar para a prova da zona onde está situada a grelha de partida para o Grande Prémio de Macau e a percorrer integralmente os mais de seis quilómetros do traçado, com passagem por pontos tão emblemáticos como a Curva do Mandarim,  a Curva do Lisboa, os Esses da Solidão, o Ramal dos Mouros, o gancho da Melco ou a Avenida dos Pescadores.

Vencedor da última edição da Meia-Maratona de Macau, Wang Kun, atleta de fundo da República Popular da China cumpriu a distância em dezanove minutos e quarenta dois segundos, à frente dos nepaleses Biru Rai e Gurung Lil Bahadura, que terminaram a prova respectivamente na segunda e na terceira posições: “Desta vez senti mais calor no dia da competição, do que no ano passado, quando venci a Meia Maratona. Naquela altura, as temperaturas rondavam os vinte graus. Reparei que muitos dos concorrentes não fizeram o aquecimento antes do arranque da prova e isso é meio caminho andado para sofrer lesões musculares. A minha sugestão é que se acrescentasse uma zona de aquecimento para os atletas poderem preparar a corrida”, defendeu o vencedor da prova, em declarações à TDM.  “Mas o percurso é muito interessante. Uma vez que treino para disputar a maratona, nem a distância, nem o facto do percurso ser relativamente acidentado me afectaram lá por adiante. Fiz a prova com alguma facilidade”, complementa a atleta.

No quadro feminino, Chio Tong Fong foi a mais rápida, ao completar a prova em vinte e quatro minutos e vinte segundos. Chao Hang Fa completou a prova na segunda posição e Mo Xiaojing completou as contas do pódio, num certame em que os dez primeiros atletas em ambas as categorias foram distinguidos com troféus.  Os restantes participantes que tenham terminado a corrida dentro do tempo estabelecido pela organização receberam uma medalha comemorativa e uma toalha: “O percurso da corrida é muito interessante. Esta foi a primeira vez que disputei esta prova. Treino muitas vezes em percursos bastante desnivelados, até porque me estou a preparar para correr a Maratona organizada pelo grupo Galaxy. Decidi participar nesta prova porque queria experimentar o Circuito da Guia e é verdade que se consegue sentir a atmosfera competitiva”, confidenciou Chio Tong Fong, citada pela TDM.

A septuagésima edição do Grande Prémio de Macau, que se disputa este ano ao longo de dois fins-de-semana, sai para a estrada este sábado, com a realização de provas como o Grande Prémio de Macau de Fórmula 4, a Taça GT Corrida da Grande Baía, o TCR Asia Challenge e o Macau Roadsport Challenge.

 

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.