Os serviços públicos vão encerrar na segunda e na terça-feira, anunciou o Governo ao final da tarde deste domingo. A única excepção são os departamentos governamentais que prestam serviços urgentes e indispensáveis ao público.
A suspensão temporária do funcionamento da função pública junta-se à suspensão das actividades educativas das escolas, bem como ao cancelamento ou adiamento de outros eventos públicos. O estabelecimentos de ensino, adiantaram Kong Chi Meng, director dos Serviços de Educação, devem permanecer encerrados pelo menos durante três ou quatro dias. Em período de exames nacionais, a Escola Portuguesa de Macau é contemplada com uma excepção para os alunos que se têm de submeter aos procedimentos.
As autoridades decidiram também suspender o funcionamento dos equipamentos sociais que prestam serviços diurnos (creches, centros de cuidados especiais e centros comunitários) e as visitas a lares de idosos.
A testagem obrigatória da população, que teve início ao meio-dia deste domingo, vai decorrer até às 12:00 de terça-feira em 53 postos espalhados pelo território.
Numa conferência de imprensa conduzida estar tarde, o Governo anunciou ainda sete novas medidas de apoio económico a empresas no valor de dez mil milhões de patacas, financiadas pela reserva financeira, que vão desde benefícios fiscais a uma moratória por um ano do pagamento de empréstimos bonificados.
Leave a Reply