Madeleine Albright, a primeira mulher secretária de Estado no Governo dos Estados Unidos da América, sucumbiu a um cancro aos 84 anos, anunciou a sua família num comunicado na quarta-feira.
Chefe da diplomacia entre 1997 e 2001, durante o mandato do presidente democrata Bill Clinton, Madeleine Albright, “incansável defensora da democracia e dos direitos humanos”, morreu de cancro “cercada por familiares e amigos”, afirma a nota de imprensa.
A influência mundial de Albright chegou a ser tão grande que foi comparada com a da antiga primeira-ministra britânica Margaret Thatcher na década de 1980.
Madeleine Albright nasceu a 15 de Maio de 1937 em Praga, no berço de uma família judaica. Quando tinha 11 anos, a sua família emigrou para os Estados Unidos, onde a sua acutilância política lhe permitiu alcançar os mais altos escalões do poder.
Pouco antes de assumir o comando da diplomacia americana, ocupou o cargo de embaixadora dos Estados Unidos na Organização das Nações Unidas (1993-1997), onde deixou a sua marca, particularmente durante a ofensiva americana no Kosovo.
O porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price, descreveu a sua morte como “devastadora”: “Albright foi uma pioneira”, disse. “Como a primeira mulher secretária de Estado, literalmente abriu as portas para grande parte de nós nesta profissão”.
Leave a Reply