O Ministério Público da Ucrânia divulgou esta quarta-feira um relatório que informa de que pelo menos 103 crianças morreram e que mais de uma centena ficaram feridas desde o início da invasão do país pelas tropas da Rússia.
Segundo indicou a procuradora-geral, Irina Venediktova, no documento, publicado pela agência de notícias Interfax-Ukraine, morrem diariamente cinco crianças ucranianas desde 24 de Fevereiro, dia do começo da invasão: “O número oficial passou a crítica e terrível marca de 100. Os dados não são definitivos, a Procuradoria e as forças de segurança não têm a oportunidade de inspecionar os bombardeamentos nos pontos de conflito e territórios temporariamente ocupados”, disse Venediktova.
A procuradora também indicou que os russos já bombardearam, nestes 21 dias de guerra, mais de 400 escolas, sendo que 59 ficaram totalmente destruídas: “É importante que as agências especializadas da ONU decidam o mais rápido possível adoptar uma missão para avaliar as violações dos direitos das crianças no contexto do conflito armado na Ucrânia”, afirmou Venediktova.
Leave a Reply