Turcomenistão oficializa nova dinastia política

Fotografia: Dovlet Madatov/Unsplash

Os eleitores do Turcomenistão votaram no sábado para eleger um novo presidente, num escrutínio cujo resultado não deixa dúvidas e que permite ao filho do actual líder assumir as rédeas desta autoritária nação da Ásia Central.

A sucessão entre Gurbanguly Berdymujmedov e seu filho Serdar, de 40 anosc, que ganhou destaque nos últimos anos, é um facto, apesar de haver oficialmente nove candidatos nas eleições.

Gubanguly Berdymukhamedov, 64, governa sozinho desde que chegou ao poder em 2006, após a morte de seu antecessor Saparmurat Niazov, conhecido pela repressão brutal de qualquer forma de oposição.

Berdymukhamedov anunciou no mês passado que se queria reformar, mas vai continuar a puxar as cordas do poder nos bastidores, especificamente como presidente do Senado.

As eleições no Turcomenistão, uma  antiga república soviética de 6 milhões de pessoas, estão a ser realizadas tendo como pano de fundo a guerra na Ucrânia, mas a imprensa controlada pelo poder mal a menciona.

Serdar Berdymukhamedov ganhou destaque nos últimos anos como vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e governador regional, antes de se tornar vice-ministro e membro do poderoso conselho de segurança do país no ano passado.

Serdar Berdymukhamedov qualificou a sua candidatura de uma “grande responsabilidade” e prometeu seguir os passos de seu pai.

A economia do país depende quase inteiramente da venda de gás natural, principalmente para a República Popular da China e sofreu muito com a desaceleração global devido à pandemia de coronavírus.

Os moradores de Ashgabat com quem a agência France Press esteve à conversa esperam reformas para abrir ainda mais o país, como o fim da proibição de compras em moeda estrangeira: “Isso dificultou a vida das empresas que compram produtos e equipamentos no exterior”, lamentou Guvantch Iliassov, empresário de 36 anos.

 

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.