Prémios BAFTA consagram “O Poder do Cão”

Fotografia: Jeremy Yap/Unsplash

O filme “O Poder do Cão”, um western de Jane Campion, venceu no domingo os prémios BAFTA da academia de cinema britânico nas categorias de melhor direcção e melhor filme, durante uma cerimónia celebrada em Londres.

O actor principal do filme, Benedict Cumberbatch, recebeu o prémio para o melhor realizador no lugar de Campion, um dia depois de ela receber o prémio máximo do Sindicato dos Realizadores de Hollywood pelo seu filme sobre masculinidade tóxica e cowboys sexualmente reprimidos.

A longa metragem é uma das favoritas na corrida aos Oscares, que serão celebrados dentro de duas semanas em Los Angeles.

Will Smith arrecadou o prémio de melhor actor pelo papel do pai e treinador de ténis das irmãs Venus e Serena Williams em “King Richard: criando campeãs”, ao passo que a britânica Joanna Scanlan ficou com o prémio de melhor actriz pelo papel de uma viúva no drama “After Love”.

O presidente dos BAFTA, Krishnendu Majumdar, disse que a invasão russa à Ucrânia “chocou o mundo” e assegurou que as academias de cinema de toda a Europa compartilham “a esperança do retorno à paz”.

Apesar de não vencer nas categorias principais, o filme de ficção científica “Duna”, de Denis Villeneuve, levou os prémios de melhores efeitos especiais, fotografia, som, banda sonora e design de produção.

O japonês Ryusuke Hamaguchi ficou com o prémio de melhor filme de língua não inglesa com “Drive My Car”, categoria no qual competia o espanhol “Mães paralelas”, de Pedro Almodóvar.

Kenneth Branagh levou o prémio de melhor filme britânico pelo filme semi-autobiográfico “Belfast”.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.