A Direcção dos Serviços de Saúde diagnosticou esta segunda-feira o primeiro caso da variante Ómicron do novo coronavírus. A estirpe foi diagnosticada num residente de 23 anos regressado dos Estados Unidos da América, anunciaram as autoridades sanitárias.
Trata-se do 78.º caso confirmado de Covid-19 registado pelas autoridades de Macau desde o início da pandemia. O Centro de Coordenação de Contingência do Novo Tipo de Coronavírus considera que todos os casos foram importados, ainda que o território tenha sido abalado nos últimos meses por dois focos comunitários da doença.
“O caso foi diagnosticado num homem de 23 anos, residente de Macau, que partiu dos Estados Unidos no dia 23 de Dezembro e chegou a Macau via Singapura” no dia de Natal, indicou a Direcção dos Serviços de Saúde, num comunicado.
O Laboratório de Saúde Pública “sequenciou o genoma do vírus, cujo resultado mostrou que o doente foi infectado com a variante Ómicron do vírus”, esclareceram as autoridades de Macau.
O Centro de Coordenação de Contingência do Novo Tipo de Coronavírus acredita que “a variante Ómicron do novo tipo de coronavírus é mais infecciosa do que a variante Delta e apelou aos residentes de Macau que se encontram no exterior para ‘viajarem apenas se for estritamente necessário’, de forma a minimizar as viagens desnecessárias”.
A Covid-19 provocou mais de 5,39 milhões de mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, de acordo com o balanço mais recente publicado pela agência France-Presse. Macau é dos poucos territórios do planeta que não registaram qualquer vítima mortal até ao momento.
Leave a Reply