O governo japonês apresentou o maior orçamento da história do país, que inclui gastos recordes no sector da defesa para enfrentar as crescentes ameaças de segurança na região.
O Executivo nipónico aprovou um projecto de orçamento nacional de 107,6 biliões de ienes (940 mil milhões de dólares) para o ano fiscal 2022-23, que inclui 5,4 biliões de ienes em gastos centrados no sector da defesa.
Os dois valores aumentaram de maneira constante durante a última década, para acompanhar o ritmo dos custos crescentes para servir uma população que envelhece e a tentativa de melhorar as capacidades militares do país.
Embora o Japão nunca tenha adoptado um confinamento rígido devido à pandemia de Covid-19, os meses de restrições contra a vida nocturna e o turismo tiveram um pesado impacto, o que levou o primeiro-ministro Fumio Kishida a injectar milhares de milhões de dólares para estimular a economia.
O ministério da Defesa afirma que a situação de segurança na região se tornou “muito mais grave e atingiu uma velocidade sem precedentes”, com a China e a Coreia do Norte a encarnar as principais ameaças.
O aumento do orçamento acontece no momento em que alguns economistas alertam para os riscos do aumento da já grande dívida pública do Japão, que supera 250 por cento do PIB segundo o Fundo Monetário Internacional.
Leave a Reply