Portugal reduz preço das portagens em auto-estradas que ligam a Espanha

Fotografia: Ricardo Rocha/Unsplash

A partir de 1 de julho entra em vigor a medida adoptada pelo Governo português que reduz para metade o custo das portagens de cinco auto-estradas que ligam o território português a vários pontos da fronteira espanhola.

Uma das ligações abrangidas pela medida é a A-22, que liga o Algarve com a localidade fronteiriça espanhola de Ayamonte.  Também se reduz para metade o custo das portagens da A-23, que liga a fronteira luso-espanhola de Fuentes de Oñoro-Vilar Formoso até à zona costeira de Aveiro.

A A-25, que parte da A-23 no sentido Lisboa, e a A-24, que vai desde Viseu (A-23) até à fronteira de Chaves-Verín, também sofrem um corte de 50 por cento.

Além disso, a partir de 1 de Julho, o Governo português vai cobrar metade a quem circular através da A-28, auto-estrada que liga o litoral do norte luso com a zona fronteiriça de Valença-Tuy.

Todas elas são autoestradas do interior português que têm sido alvo de protestos desde a sua implantação, tanto por utentes portugueses como por empresários da zona, que pediram nos últimos anos à eliminação das portagens.

O Governo português justificou a redução do montante cobrado como uma medida para contribuir para a coesão territorial, especialmente nas zonas do interior próximas à fronteira com Espanha, consideradas como as regiões menos desenvolvidas da Europa.

Além disso, existem três outros troços onde as portagens serão reduzidas para metade a partir de 1 de Julho: nas autoestradas A-41 e A-42 na região do Porto, e na via da Costa da Prata, localizada na região litoral central.

Juntamente com esta medida, o Governo também aprovou que reduziria o preço destas mesmas portagens até 75 por cento para os condutores de veículos eléctricos a partir de 1 de Julho.

No entanto, por razões operacionais, estes descontos não poderão ser aplicados até que se estabeleça um sistema que reconheça estes veículos eléctricos quando estes passam por baixo dos pórticos da autoestrada que leem as matrículas e que marcam os pontos de pagamento.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.