Uma pintura feita pelo cantor britânico David Bowie, originalmente adquirida pelo equivalente a 4 dólares por um comprador numa loja de caridade, foi vendida por 108.120 dólares canadianos num leilão online, informou uma casa de leilões na sexta-feira.
Com um preço estimado entre os 9.000 e os 12.000 dólares canadianos, a pintura de 20x25cm retrata um perfil num fundo vermelho e azul e atraiu 12 interessados, segundo Rob Cowley, presidente da casa Cowly Abbot, com sede em Toronto, no Canadá.
A pintura foi adquirida por um coleccionador americano, de acordo com Cowley, que também especificou que o proprietário original ficou “chocado com o resultado final”.
As pinturas de David Bowie raramente batem martelo e esta foi a primeira vez que uma das suas obras foi leiloada no Canadá, de acordo com a casa de leilões.
Vendido pela primeira vez em 2001 num portal electrónico dedicado ao falecido cantor britânico, o quadro intitulado “DHead XLVI” acabou numa loja de caridade em Ontário, onde foi comprado por um comprador anónimo pela soma de 5 dólares canadianos (cerca de 4 dólares norte-americaos). Foi esse comprador que entrou em contacto com a casa de leilões: “A obra foi pintada entre 1995 e 1997 como parte de uma série de retratos de David Bowie (chamados Dead Heads ou DHeads)”, que representava o próprio artista ou familiares, disse Rob Cowley à AFP antes da venda. “Está assinado e datado de 1997 no verso”, detalhou.
Chamado por muitos como o Camaleão do rock, David Bowie vendeu quase 140 milhões de álbuns durante a sua carreira.
Visionário em quase todas as suas práticas, Bowie teve uma influência inegável no mundo da música, cinema, moda e arte. O cantor morreu de cancro a 10 de Janeiro de 2016, dois dias após seu 69º aniversário.
Leave a Reply