Os Estados Unidos anunciaram no fim-de-semana que enviaram 2,5 milhões de vacinas contra a Covid-19 para Taiwan, que se encontra perante um aumento de casos apesar de ter administrado bem a pandemia durante muito tempo. A oferta pode provocar a ira de Pequim.
“Um donativo de 2,5 milhões de doses de vacinas está a caminho de Taiwan, cuja parceria sanitária com os Estados Unidos salvou vidas aqui e em todo o mundo”, anunciou no Twitter o porta-voz da diplomacia norte-americana, Ned Price.
É o triplo do prometido por uma delegação de senadores americanos que visitou a ilha no início de Junho.
Taiwan, que está excluído da Organização Mundial da Saúde (OMS), foi elogiado por outros países pela eficácia de sua resposta inicial à pandemia, com poucos casos no ano passado.
No entanto, a ilha de 23 milhões de habitantes enfrenta um grande surto do vírus e acusa a República Popular da China de dificultar os seus esforços para obter vacinas.
A China reivindica Taiwan como uma de suas províncias e tenta manter a ilha isolada diplomaticamente.
Washington rompeu relações diplomáticas com Taipei em 1979 para reconhecer Pequim como único representante oficial da China. No entanto, os Estados Unidos ainda são o aliado mais poderoso de Taiwan e seu principal provedor de armas.
Leave a Reply