A variante do coronavírus detectada na Índia e denominada de Delta pela Organização Mundial de Saúde, pode ser 60 por cento mais contagiosa do que a encontrada em Kent, no sudeste de Inglaterra e denominada Alpha. A informação foi avançada esta sexta-feira por Neil Ferguson, um dos principais especialistas do Imperial College London.
“Estamos a receber mais dados”, mas “infelizmente, as notícias não são positivas sobre a variante Delta”, de acordo com Ferguson, que, em declarações à BBC Radio 4, disse que “a melhor estimativa neste momento é que esta variante (a indiana) pode ser 60 por cento mais contagiosa do que a Alpha”.
O perito, cujas análises ajudaram nas decisões tomadas pelo Governo britânico para o confinamento em Março de 2020, acrescentou que espera poder recolher mais dados com o propósito de estabelecer a eficácia das vacinas contra a variante Delta, que é agora predominante no país.
Ferguson salientou também que a maioria das pessoas hospitalizadas no Reino Unido com a variante Delta não foram vacinadas: “É importante dizer que a maioria das pessoas actualmente hospitalizadas com esta variante, e com qualquer variante, não estão vacinadas. Portanto, é evidente que as vacinas ainda têm um efeito considerável”, disse o responsável.
O Reino Unido registou na quinta-feira 5.274 novos casos de coronavírus, o maior número diário desde finais de Março, e mais 18 mortes, de acordo com as autoridades sanitárias britânicas.
Metade dos adultos no país receberam duas doses de uma vacina contra a Covid-19, enquanto 75,2 por cento da população adulta foi vacinada com a primeira dose.
A preocupação com o aparecimento de variantes obrigou o Governo a reforçar os controlos das viagens internacionais e a reduzir a lista de destinos de viagem seguros.
Leave a Reply