O Governo português vai antecipar a última fase do seu plano de desconfinamento, prevista inicialmente para o dia 3 de Maio. A partir de sábado, 1 de Maio, as autoridades portuguesas vão ainda abrir a fronteira terrestre com Espanha, devido à estabilização da pandemia no país.
“Podemos dar o passo em frente para a última etapa do desconfinamento”, anunciou o primeiro-ministro português, António Costa, em conferência de imprensa, onde destacou a “evolução muito positiva” que o país tem mantido durante o processo de desconfinamento, que começou a 15 de Março.
As medidas promovidas a partir de 1 de Maio o último alívio às restrições que foram impostas desde 15 de Janeiro, quando o Governo decretou o confinamento perante uma terceira onda muito severa que colocou Portugal como o país do mundo com os maiores índices de infecções e mortes.
Com a luz verde dos epidemiologistas, Portugal deixa para trás até o estado de emergência – o nível de alerta máximo, que se encontra em vigor desde 9 de novembro – e a partir de 1 de Maio regressa ao estado de calamidade.
Leave a Reply