Covid-19. Rússia exige que Eslováquia devolva vacinas

A Rússia pediu na quinta-feira que a Eslováquia devolva centenas de milhares de doses de sua vacina contra o coronavírus Sputnik V devido ao que diz ser violações contratuais. A disputa tem vindo a subir de tom desde que uma agência reguladora eslovaca expressou dúvidas sobre a eficácia da vacina.

A agência de medicamentos eslovaca SUKL disse que algumas das levas da vacina Sputnik V que recebeu diferem das que foram analisadas por cientistas internacionais e pela agência de medicamentos europeia.

A Eslováquia importou 200 mil doses no mês passado, a segunda nação da União Europeia a fazê-lo apesar da vacina ainda não ter sido utilizada pelo bloco comunitário. A outra nação a encomendar a vacina russa foi a Hungria.

Embora tenha aprovado o uso da vacina como um fármaco sem registo e recebido uma remessa inicial, o país não começou a administrar a vacina, e o Ministério da Saúde eslovaco também solicitou que a sua agência de medicamentos conduza uma análise.

A agência disse ter descoberto que a forma de dosagem da vacina – a maneira como ela é apresentada, como por exemplo numa solução – divergiu do produto que se encontra a ser verificado actualmente pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA) como parte de uma análise em etapas exigida para uma aprovação na União Europeia.

A SUKL disse que os lotes enviadas à Eslováquia também mostram características diferentes daquelas que foram analisadas em estudos publicados no The Lancet, revista médica supervisionada pela comunidade científica.

O fundo soberano russo responsável pela comercialização da vacina no exterior disse que “todas os lotes de Sputnik V são da mesma qualidade e passam por um controle de qualidade rigoroso no Instituto Gamaleya”.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.