Protótipo de foguetão da Space X explode após aterragem

Um protótipo do foguetão Starship, da empresa norte-americana SpaceX, que perdeu dois aparelhos antes depois de tocarem o solo, pousou esta quarta-feira no Texas, mas explodiu pouco depois.

“Uma aterragem magnífica”, comentou a SpaceX no vídeo que transmitiu o voo de testes ao vivo. No entanto, chamas foram vistas na base do aparelho. O incêndio foi combatido pela equipe em terra, mas poucos minutos depois o foguetão explodiu, tendo ficado completamente destruído. Até o momento não foram dadas explicações sobre a ocorrência.

O foguetão é a opção da SpaceX, de propriedade do magnata Elon Musk, para viajar para Marte-

O protótipo, identificado como SN10, tinha descolado às 23H20 GMT de Boca Chica, no Texas, para o seu terceiro voo de testes sub-orbital. Descolou impulsionado por três motores e depois posicionou-se para voar na posição horizontal.

Chegou a uma altitude de 10 quilómetros antes de iniciar a sua descida na vertical e conseguiu pousar no local indicado sem problemas visíveis.

Outros dois protótipos – o SN8 e o SN9 – explodiram durante a aterragem em Dezembro e no início de Fevereiro.

Os testes são realizados numa região quase desértica arrendada pela SpaceX no extremo sul do Texas, perto do México, junto ao Golfo do México. A área é suficientemente ampla para não causar danos ou vítimas mortais.

Musk acredita que um dia será capaz de lançar várias naves à conquista de Marte. No entanto, se tiver capacidade operacional, a princípio o foguete serviria para voos mais curtos, especialmente para a Lua.

O bilionário japonês Yasaku Maezawa voará num destes aparelhos, teoricamente em 2023. O preço do voo é confidencial.

Na sua conta no Twitter, Maezawa convidou esta quarta-feira oito pessoas “do mundo inteiro” a acompanhá-lo. Os interessados deverão apresentar-se antes de 14 de Março e uma semana depois será feita uma primeira selecção.

O futuro foguete, que incluirá uma cápsula tripulada, terá 120 metros de altura e será capaz de transportar uma carga de 100 toneladas.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.