O responsável da Organização Mundial de Saúde (OMS) para as emergências sanitárias, o irlandês Mike Ryan, afirmou na segunda-feira que ainda é cedo para fazer uma previsão sobre quando o coronavírus estará erradicado. O responsável espera que no próximo ano a doença já tenha deixado de causar mortes.
“Seria prematuro e irrealista acreditar que acabaremos com o vírus até ao final deste ano, mas podemos acabar com os internamentos e mortes, acabar com a tragédia associada à pandemia”, disse Ryan em conferência de imprensa. “O principal objectivo agora é manter a transmissão do vírus tão baixa quanto possível”, completou.
Ryan também afirmou que alguns dados preliminares mostram que as vacinas já estão a começar a ter um impacto na redução da transmissão do vírus SARS-CoV-2 em alguns países, o que vê como “muito animador”: “Se as vacinas começarem a ter impacto, não apenas nas mortes e nos internamentos mas também na dinâmica de transmissão, então acho que vamos acelerar o controlo da pandemia”, comentou o responsável da OMS. “Neste momento, é o vírus que tem esse controlo”, admitiu, ainda assim.
Ryan advertiu que a boa notícia sobre as vacinas, no entanto, é acompanhada por novos números de casos diários globais em ascensão. “Ainda enfrentamos um forte desafio”, lembrou.
Leave a Reply