Suiça começa a desconfinar a 1 de Março

O Conselho Federal da Suíça anunciou na quarta-feira que planeia retirar gradualmente as restrições  impostas para travar a COVID-19 a partir de 1 de Março. O governo federal suíço adiantou, numa conferência de imprensa, que , numa primeira fase da estratégia de desconfinamento, propôs abrir lojas, instalações desportivas e de lazer e permitir eventos ao ar livre de até 15 pessoas.

As novas regras deverão entrar em vigor no início do próximo mês, mas restaurantes, cafés, cinemas e teatros vão continuar fechados. As actuais medidas relativas ao teletrabalho também se deverão manter.

O governo suíço esclareceu que apenas “actividades que apresentam baixo risco de contágio serão permitidas”.

De acordo com o governo federal, o número de novas infecções, internações hospitalares e mortes tem vindo a cair ao longo das últimas semanas, mas a situação epidemiológica permanece incerta. As novas variantes do vírus continuam a espalhar-se em todo o país e a percentagem de pacientes infectados com uma das novas variantes dobra a cada 10 a 14 dias: “Podemos ver a luz ao fundo do túnel, mas ainda há um longo caminho a percorrer”, avisou o presidente suíço Guy Parmelin.

Os planos para a reabertura gradual do país serão submetidos à apreciação dos 26 cantões do país para discussão. O governo federal suíço deverá tomar uma decisão final até 24 de Fevereiro, disse o Conselho Federal Suíço. Os restaurantes e cafés na Suíça estão fechados desde o final de Dezembro de 2020, pois o número de infecções diárias era considerado elevado naquela época. A 13 de Janeiro deste ano, o Conselho Federal Suíço anunciou medidas adicionais de restrição, incluindo o encerramento de todas os comércios não essenciais.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.