Reino Unido. Empresas ponderam exigir certificados de vacinação

As empresas do Reino Unido estão a  ponderar a possibilidade de poderem vir a exigir a vacina contra a Covid-19 como condição para que os trabalhadores mantenham os postos de trabalho. O Governo liderado por Boris Johnson admitiu que a decisão será deixado ao critério das empresas.

O  Executivo britânico sublinha que não existem planos para emitir “passaportes” de vacinação no Reino Unido por causa dos problemas legais que esta questão pode gerar. O ministro das Vacinas, Nadhim Zahawi, reconheceu, no entanto, que a decisão sobre o que devem ou não fazer cabe às empresas.

De acordo com o jornal Financial Times, os representantes legais de várias empresas, bem comas empresas gestoras de lares e multinacionais, estão a considerar a elaboração de contratos de trabalho em que a vacinação dos trabalhadores será um dos requisitos a ser considerados. Caso avancem, as novas especificações só deverão ser implementadas após a conclusão da campanha de imunização da população actualmente em curso.

A campanha, que teve início a 8 de Dezembro, deverá estar concluída em Setembro. A Confederação da Indústria Britânica (CBI) deixa claro que as empresas estão empenhadas em informar os trabalhadores sobre os benefícios da vacinação. O organismo sublinha que os testes para a Covid facilitam a segurança e a produtividade no local de trabalho.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.