Mar do Sul da China. Pequim ordena expulsão de contratorpedeiro norte-americano

A Marinha chinesa ordenou, na sexta-feira, que um navio de guerra norte-americano a sair de uma área disputada no mar da China, anunciou o governo, pela primeira vez desde a posse do presidente Joe Biden.

A China reivindica quase todas as ilhas do mar da China meridional e  queixa-se com frequência das operações na região, palco de um braçio de ferro com os Estados Unidos.

Vários países vizinhos como as Filipinas, a Malásia, o Brunei, a Indonésia, Singapura e o Vietname questionam também algumas reivindicações chinesas nesta região, rota chave do comércio marítimo mundial.

O contratorpedeiro USS John S. McCain “entrou em águas territoriais das ilhas Xisha sem autorização”, disse o Exército chinês, referindo-se às chamadas ilhas Paracell, arquipélago de pequenas ilhas de coral: “As forças navais e aéreas acompanharam de perto a situação e ordenaram [ao navio americano] que saia da área”, afirmou o Exército chinês num breve comunicado, e acusou os Estados Unidos de terem “violado gravemente a soberania da China” e “ameaçar a paz regional”.

Em comunicado, a Marinha americana contradiz a versão chinesa dos factos. O USS John S. McCain “nunca foi expulso do território de outro país”, disse o porta-voz da Frota do Pacífico, o tenente James Adams: “O destroyer norte-americano realizou essa operação de liberdade de navegação de acordo com o direito internacional e continuou as suas operações normais em águas internacionais”, concluiu.

A China considera a navegação estrangeira nessas águas um ataque à sua soberania, enquanto os Estados Unidos e outros países consideram que a área pertence às águas internacionais e está aberta a todos.

Na quinta-feira, a China denunciou a passagem do navio de guerra pela parte do mar que separa Taiwan da China continental.

Os navios americanos costumam passar pelo estreito de Taiwan, causando indignação na China, que considera a ilha como parte de seu território.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.