O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, e o presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, prometeram estreitar os laços e combater as mudanças climáticas na primeira conversa via telefone que mantiveram desde a tomada de posse do democrata, informou o gabinete de Boris Johnson no sábado.
Boris Johnson felicitou Joe Biden pela sua posse e “ambos os líderes estimam poder vir a fortalecer a aliança entre as duas nações”, disse Downing Street.
Johnson tweetou uma foto sua em que aparece a rir ao telefone, afirmando que foi “óptimo conversar com o presidente Joe Biden esta noite”.
A conversa pareceu estreitar um pouco a relação, que arrefeceu depois de Biden ter descrito Johnson em 2019 como o “clone físico e emocional” do então presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump.
Biden também foi muito crítico em relação à política de Johnson sobre o Brexit, mas ambos os líderes “falaram dos benefícios de um potencial acordo de livre comércio entre os dois países”, de acordo com o comunicado, enquanto Johnson disse que pretendia resolver os actuais problemas comerciais “assim que for possível”.
Ambos os líderes “voltaram a se comprometer com a aliança da NATO” e “compartilharam valores como a promoção dos direitos humanos e a protecção da democracia”, informou o comunicado, após as críticas de Trump à aliança transatlântica.
Ambos os líderes ressaltaram os “desafios significativos que o mundo enfrenta durante a pandemia”. Os Estados Unidos da América são o país do mundo com o maior número de mortes registadas por covid-19, a mesma posição que o Reino Unido ocupa na Europa.
No entanto, Johnson e Biden disseram que a pandemia criou “oportunidades incomparáveis para reconstruir [um mundo] melhor e mais verde, juntos”.
De sua parte, Johnson “comemorou muito” a decisão de Biden de reincorporar os Estados Unidos no acordo climático de Paris e na Organização Mundial da Saúde (OMS), e também aplaudiu o compromisso assumido pelo presidente norte-americano de tornar o seu país neutro em carbono até 2050.
Johnson também elogiou a decisão de Biden de promover a participação dos Estados Unidos na aliança Covax para facilitar o acesso à vacina contra a Covid-19 por parte dos países mais desfavorecidos.
Os dois líderes disseram que estavam ansiosos para se encontrar e trabalharão juntos na cúpula do clima das Nações Unidas na Escócia, em Novembro.
Leave a Reply