Indonésia. Profissionais de saúde apelam à vacinação contra a Covid-19

Os profissionais de saúde de uma clínica de Jakarta lançaram esta quinta-feira um apelo à vacinação contra a Covid-19, numa altura em que o quarto país mais populoso do mundo inicia uma das mais campanhas de vacinação contra a doença.

A Indonésia enfrenta um dos piores surtos de coronavírus no continente asiátic. Nos últimos dias, relatou  um número recorde de casos, com o número total de infecções a ultrapassar as 869.000 e as mortes a chegarem a 25.000.

O presidente Joko Widodo recebeu na quarta-feira a primeira injecção da vacina fornecida pela chinesa Sinovac Bitoech, a CoronaVac. O gesto deu o pontapé de saúda numa campanha que visa inocular dois terços dos 270 milhões de habitantes do país.

“É melhor ser vacinado porque é algo que nos pode ajudar, os profissionais de saúde”, disse Tri Ardhyanti, farmacêutico do Centro de Saúde Pública Cilandak em Jakarta, onde mais de 60 profissionais de saúde foram vacinados no primeiro dia.

O cepticismo em relação às vacinas é um desafio adicional para a Indonésia no seu plano de vacinar mais de 180 milhões de pessoas nos próximos 15 meses.

Uma sondagem, realizada em Dezembro, mostrou que apenas 37 por cento dos indonésios estavam dispostos a ser vacinados, enquanto 40 por cento considerariam e 17 por cento confessaram que tencionam recusar a vacina.Luky Satria, obstetra de 49 anos, explicou que as vacinas só serão eficazes se o público as tomar: “Estamos exaustos e cansados da Covid-19 e este suplício não parece estar perto do fim. O programa de vacinação tem que ser ampliado: algumas pessoas não podem tomar, algumas rejeitam”, afirmou Luky.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.