As autoridades da província de Hebei, no nordeste da República Popular da China, decretaram esta terça-feira o confinamento dos 4,9 milhões de residentes da cidade de Langfang, para evitar que o coronavírus se continue a espalhar pela região, situada nas imediações de Pequim.
Além de Langfang, também estão em quarentena a capital da província, Shijiazhuang, e Xingtai, outra cidade de Hebei, de acordo com o jornal “Global Times”. A província registou entre os dias 2 e 10 de Janeiro um total de 326 casos locais de Covid-19, 234 assintomáticos.
O vice-governador provincial, Xi Jianpei, informou em conferência de imprensa que 304 dos casos confirmados foram registados em Shijiazhuang, 21 em Xingtai e um em Langfang.
Os residentes e veículos não poderão sair dessas três cidades a não ser que seja extremamente necessário, segundo o definido pelas autoridades, que ainda não determinaram o tempo de duração do confinamento.
O encerramento das cidades ocorre exactamente um mês antes do início do Ano Novo Lunar, a festividade mais importante da cultura chinesa e que é precedida pelo deslocamento de milhões de chineses, que voltam dos locais de trabalho para as terras de origem para celebrar o novo ano em família.
As autoridades em Shijiazhuang e Xingtai lançaram na semana passada uma campanha para testes após registarem mais de cem casos positivos. Shijiazhuang iniciou uma segunda ronda massiva de testes, e os 11 milhões de residentes foram avisados para ficarem em casa enquanto aguardam pelos resultados. Até à passada meia-noite, o número total de casos activos na China continental era de 697, 18 dos quais correspondem a pacientes em estado grave.
Leave a Reply