Covid-19. República Checa com novo recorde diário de contágios

A República Checa registou nas últimas 24 horas -em pleno confinamento- um total de 16.329 positivos, um recorde desde o início da pandemia, informou o Ministério da Saúde esta quarta-feira.

Este dado representa um aumento de 5.000 contágios em comparação com a semana anterior e ultrapassa o número de 15.725 positivos registado no passado dia 4 de Novembro, quando o país de 10,5 milhões de habitantes atravessava o pior momento da segunda vaga da pandemia e encontrava-se no topo do ranking europeu.

A espiral de contágios acontece em pleno confinamento que entrou em vigor a 27 de Dezembro e cujos efeitos não são imediatos, pelo que será preciso esperar pela primeira semana de Janeiro para observar os resultados.

Esta medida contempla apenas a abertura do comércio essencial e um recolher obrigatório entre as 21h00 e as 5h00. No entanto, fábricas e empresas continuam a funcionar.

Depois deste novo dado, a República Chega – com 11.429 falecidos por Covid-19 – regressa ao máximo nível de contágio comunitário, definido por um sistema que tem em conta a taxa de reprodução (número de pessoas que cada contagiado infecta), número de contágios diários e percentagem de positivos entre os testes realizados.A percentagem de positivos dos testes realizados, de 48,54 por cento, é outra das variáveis que registou um máximo na contagem da saúde checa, que actualmente tem 5.712 pessoas hospitalizadas, cerca de 800 nos cuidados intensivos.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.