Torga’s, o português que explicou o vinho do Porto aos suiços

Chama-se Jorge Correia mas no cantão suíço do Valais é conhecido por Torga’s, nome da loja que abriu há 18 anos com o intuito de dar a conhecer a bebida portuguesa mais célebre em todo o mundo, o vinho do Porto.

Natural de Sernancelhe, um pequeno município do distrito de Viseu, Jorge Correia vive na Suíça há 40 anos. Numa conversa de cará ter pessoal, o empresário confessou à agência Lusa que, quando chegou, a intenção não era ficar por terras helvéticas, mas o destino pregou-lhe uma partida: “Quando cheguei à Suíça, vinha de Marrocos. A ideia era visitar um amigo que tinha aqui no Valais, mas acabei por ver neste país uma oportunidade para construir uma vida. Entretanto, conheci a minha mulher, casei e tive três filhos”, disse Correia, em declarações à agência Lusa.

Foi no cantão que o acolheu, o Valais, ondes são produzidos os melhores vinhos suiços, que o emigrante abriu a sua primeira loja, nos anos de 1990, dedicada à sua paixão pelos vinhos do Porto: “Após me ter integrado e ter construído uma vida social, cheguei à conclusão que as pessoas aqui no Valais conheciam muito mal o vinho do Porto, sobretudo o vinho do Porto de qualidade”, disse Jorge Correia. O emigrantes salienta que foi esse o motivo que o levou a abrir a sua primeira loja em Martigny, um espaço dedicado à descoberta e degustação deste vinho originário da região vinícola do Douro.

Quando questionado sobre a opinião que os suíços têm relativamente ao mais prestigiado dos vinhos portugueses, o emigrante disse que “a maioria conhece os vinhos mais correntes, vendidos nos supermercados, que os colaboradores e amigos portugueses na Suíça lhes foram” mostrando. 

“Esses vinhos não são propriamente o melhor exemplo de qualidade”, afirmou o emigrante, salientando o facto de ter contribuído ao longo dos anos, sobretudo no seu círculo mais próximo, para desmistificar a ideia que os suíços tinham de que o vinho do Porto é um vinho extremamente doce e licoroso. “Acredito que o vinho do Porto lhes era mal servido”, justificou o emigrante, explicando que a bebida tem de ser servida à temperatura certa, para que se possa exprimir correctamente na boca, caso contrário, segundo o entendido, “não poderá ser apreciado como deve ser”.

Jorge é considerado por muitos, no cantão do Valais, como o principal embaixador do vinho do Porto na Suíça, título que, segundo o emigrante, levou tempo a ser conquistado: “Foi na Feira do Valais, uma das maiores e mais reputadas feiras da Suíça, que me dei a conhecer aos suíços”, disse o emigrante, deixando transparecer uma grande satisfação. “Participei pela primeira vez nesta feira em 2003. O primeiro ano foi um pouco complicado. As pessoas não se aproximavam do meu ‘stand’”, relembrou. “Quando provavam os vinhos de 20 e 30 anos de idade, ficavam agradavelmente surpresos e acabaram por se render”.

Desde então, Jorge Correia tem marcado presença na Feira do Valais, todos os anos. O corrente foi uma excepção, uma vez que a iniciativa foi cancelada, por causa da pandemia do coronavírus: “A cada ano que participo ganho mais adeptos. Os suíços, já apreciadores do vinho do Porto, vão trazendo amigos, e o grupo de simpatizantes vai aumentado”, disse o empresário, sorrindo. Correia assegura que que o seu ‘stand’ é a tualmente um dos espaços mais frequentados da Feira do Valais.

Durante o ano, é na Torga’s que os apreciadores do mais prestigiado dos filhos do Douro marcam encontro, uma loja situada em pleno coração da localiade de Charrat, no Valais. Trata-se da segunda loja que o emigrante abriu, após ter encerrado a primeira em Martigny.

Em plena crise da Covid-19, alguns dias antes de os restaurantes e bares terem encerrado na Suíça, Jorge organizou uma prova com um grupo de cinco amigos.

De sorrisos cobertos pelas máscaras, devidamente distanciados uns dos outros, era notória a satisfação dos presentes. De copo na mão, em frente a uma mesa coberta de petiscos com assinatura portuguesa, os participantes assistiram atentamente à apresentação feita pelo empresário: “Nas minhas provas, começamos, na maioria das vezes, pelos branco e depois vamos subindo na gama com os ‘LVB’ [Late Bottled Vintage]. Há sempre um LVB relativamente jovem e outro com mais idade, o mesmo acontece com os Vintage, para sentirmos a evolução na garrafa. Para terminar, acabamos sempre com um Tawny de 20, 30 ou 40 anos”, explica o empresário aos presentes.

“Já conheço o Jorge há 20 anos”, disse à Lusa Nicolas Reuse, um cliente regular da casa Torga’s. “Cada vez que venho a este espaço de provas, vivo um momento muito agradável de partilha, descoberta e convívio. O Jorge consegue sempre trazer até Charrat um pequeno pedaço de Portugal”, admite o enófilo suíço.

Além de uma sala de provas, onde o empresário recebe os seus clientes, e de uma pequena loja onde se encontram alguns dos vinhos apresentados nas provas, o espaço Torga’s esconde uma cave com 2500 garrafas e uma mão cheia de paixão pela transmissão de sabores do Douro: “Invisto sobretudo em vinhos com idades de 10, 20, 30 e 40 anos que envelhecem em garrafa. São esses que os suíços mais apreciam”, confessou o empresário.

A loja Torga’s, nome escolhido pelo empresário para homenagear o escritor português Miguel Torga – pseudónimo do médico Adolfo Rocha, natural de Trás-os Montes, nas arribas do Douro – é um negócio ao qual o ‘sernancelhence’ se dedica somente a tempo parcial.

O verdadeiro sustento de Jorge Correia vem da agricultura, uma actividade que exerce desde que chegou à Suíça, nos anos de 1980, estimulado pela família da mulher com quem se casou, todos eles agricultores de profissão: “Quando o meu sogro se reformou, fui eu e o meu cunhado que ficámos com a empresa. Desde então, conseguimos duplicar o número de terrenos de que dispúnhamos no início”, disse Jorge Correia, deixando transparecer o seu orgulho.

Actualmente, os cunhados cultivam cerca de 20 hectares de terras, onde plantam pera rocha, alperce e maçã. Jorge Correia confessou, no entanto, à agência Lusa que o seu maior sonho seria o de passar o seu negócio principal, o da agricultura, para os filhos e investir mais tempo e energia no seu negócio de provas de vinho do Porto: “O meu sonho é dar a conhecer ao máximo de pessoas a região do Douro, organizando pequenas viagens de descoberta à região vinhateira portuguesa mais conhecida a nível mundial”, concluiu o emigrante.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.